FILOSOFIA

“Eu vejo nosso Escritório ao mesmo tempo como uma empresa, uma escola, uma família e, talvez, como uma instituição.

Tal qual uma empresa, nosso Escritório é o instrumento organizado e estruturado do exercício profissional dos advogados e dos estagiários que o integram. Esta é uma empresa profundamente comprometida com a prestação de bons serviços, no nível mais elevado de que sejamos capazes e sempre com vista a resultados. Afinal, a virtude e o sucesso de uma empresa medem-se, pelos resultados obtidos. Nossa empresa os busca mediante a reunião de um conjunto de posturas profissionais, que passam pela seleção de pessoal, pela exigência de profundo empenho de cada um dos profissionais, pela limitada delegação de funções, pela constante presença e pela participação contínua dos sócios-fundadores e advogados seniores.

Temos e vivenciamos a convicção de que o talento individual somente produzirá resultados à medida que for acompanhado de extrema atenção e aplicação aos casos que nos são confiados − porque, se na ausência de talento não é possível produzir trabalhos de bom nível, sem a correta aplicação o talento se torna inócuo e improdutivo. Cultivamos, também, as posturas rigorosamente profissionais e éticas exigidas de todo advogado, seja perante nossos clientes, seja diante das partes e de advogados adversários, ou ainda, e principalmente, perante o Poder Judiciário. Temos a convicção de que o profissionalismo ético é o penhor de uma credibilidade que apenas ao longo de muitos anos se conquista, e que não deve ser jogado ao vento por condutas impensadas ou incompatíveis com nossos sagrados deveres.

Assim como uma escola, levamos muito a sério o nosso dever na formação de profissionais, especialmente mediante perenes instruções aos nossos estagiários, que vêm das principais Faculdades de Direito da Capital e aqui vão crescendo, segundo seus próprios méritos e mediante o acompanhamento dos advogados aos quais se reportam. Das funções mais modestas, desde o acompanhamento das causas no fórum e nos tribunais, eles passam primeiramente à redação de simples petições de juntada e gradualmente vão recebendo funções que exigem maiores conhecimentos, amadurecendo segundo os méritos pessoais e sempre em contato com os profissionais mais experientes. A maior parte dos nossos advogados vêm desta origem – o estágio – mas também os profissionais que aqui ingressam já laureados recebem toda a atenção e vão se amoldando aos nossos estilos e às nossas práticas. Mestres considerados que somos, a maior realização de um Mestre é o progresso científico e profissional de seus discípulos.

Tal qual família, esmeramo-nos em deixar as portas abertas a todo diálogo desejado pelos mais novos, sem rígidas barreiras hierárquicas e facilitando com pleno acesso aos mais antigos e experientes. A informalidade de nosso convívio prescinde daquelas práticas que isolam os mais graduados dos principiantes. Nossa família é extremamente solidária, e muito me orgulho do convívio com todos os integrantes de nosso grupo.

E é assim que, com os olhos postos no futuro que transcende nossas vidas, alimento a esperança de que esta empresa, esta escola e esta família sejam capazes de sobreviver a cada um de nós, prosseguindo com nossos discípulos e com os discípulos de nossos discípulos, firmando-se como verdadeira Instituição no cenário das instituições forenses de nossa terra. Que a nós e a eles Deus dê forças e méritos para que isso aconteça.”

Cândido Rangel Dinamarco